13 de novembro de 2009

Sexta-feira 13... dia de azar?


Dizem que sexta-feira 13 é dia de azar. Segundo o Guia dos Curiosos, essa idéia se dá pelo fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mais antigo que isso, porém, são versões de duas lendas da mitologia nórdica. Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Particularmente, eu sempre considerei sexta-feira 13 dia de sorte... acho que tudo depende é do modo que encaramos os acontecimentos em nossas vidas... pensar no azar, só vai atrair o azar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário